Sempre achei muito bacana a relação entre o homem e o cão, mas em especial do Cão guia com o Cego, e hoje resolvi escrever sobre esse assunto pois hoje viajei de Barcas no Centro do Rio e ao desembarcar vi um Cão guia com um cego e achei tão legal essa mobilidade que eles dão aos cegos, possivelmente se sentem mais seguros tendo ao seu lado além de um amigo, um guia.
Fui pesquisar um pouco sobre eles e o que fazem para serem cães guias.
Os cães-guia auxiliam pessoas deficientes visuais a viajar pelo mundo. Na maioria dos países, sua presença é aceita em qualquer lugar público, e eles podem ajudar seus utilizadores a ir a qualquer lugar. Para isso, um cão-guia deve saber:
- se manter em uma rota direta, ignorando distrações como cheiros, outros animais e pessoas;
- manter um passo firme, à esquerda e um pouco à frente do seu acompanhante;
- parar em todos os meio-fios até receber ordem para prosseguir;
- virar à esquerda e à direita, mover-se para frente quando ordenado;
- reconhecer e evitar obstáculos ao acompanhante (passagens estreitas e batentes baixos);
- parar no pé e no topo de escadas até receber ordem para prosseguir;
- levar o acompanhante aos botões do elevador;
- deitar em silêncio quando o acompanhante estiver sentado;
- ajudar o acompanhante a subir e movimentar-se em ônibus, metrô e outras formas de transporte público;
- obedecer a vários comandos verbais.
No Brasil o Presidente Luiz Inácio Lula da
Silva assinou em 2005 um decreto regulamentando a Lei do Cão-Guia, em
que os portadores de deficiência visual vão poder freqüentar locais
públicos acompanhados de cães-guias - somente será vetada a entrada dos
animais em centro de terapia intensiva e salas de cirurgias. Este
decreto deve garantir aos deficientes visuais o direito de ir e vir sem
qualquer tipo de constrangimento.
Eu particularmente acho a Lei deveria ser válida em todos os países, já que pelo menos no Brasil os deficientes não tem vez, sofrem nas ruas, tanto os deficientes visuais quantos os deficientes físicos. E não é fácil conseguir um cão guia no Brasil, atualmente existem em média 2000 pessoas na fila de espera para obter um cão guia, infelizmente realidade triste para os deficientes visuais, pois não deve ser fácil nesse país andar pelas ruas sem sinalizaçãos adequadas e ainda por cima com as pessoas tão "caridosas" que tem nas ruas.
Fiquei impressionada com os números de entrega de cães guias no Brasil, segundo a matéria que li no G1 (http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/04/brasil-tem-cerca-de-60-caes-guia-para-14-milhao-de-cegos-segundo-ongs.html) A ONG Projeto Cães-Guia Helen Keller em 9 anos beneficiou apenas 35 deficientes, número absurdo devido a falta de recursos, pois em média, o treinamento demora dois anos e custa o equivalente a R$ 25 mil. Notem nesse site http://www.caoguia.org.br/ o texto " Atenção, não estamos aceitando inscrições no momento"
Enfim se você for um cego e morar no Brasil acostume-se com a Bengala, ou fique na fila de espera por um tempo indeterminado. É essa a triste realidade brasileira para os deficientes visuais.
Bom galera espero que tenham gostado desse post e o próximo irei falar sobre os cães que ajudam na recuperação dos doentes, outro assunto bem bacana!
Bjs e até a próxima!!!
0 comentários:
Postar um comentário